Press Release

O GAFI E O GIABA REALIZARÃO REUNIÃO CONJUNTA DE PERITOS EM ACCRA

O Grupo Intergovernamental de Ação contra o Branqueamento de Dinheiro em África Ocidental (GIABA) e a Grupo de Ação Financeira (GAFI) realizarão uma Reunião Conjunta de Peritos (JEM) em Accra, Ghana, de 4 a 6 de novembro de 2025. A reunião conta com o apoio do Governo da República do Ghana.

A Reunião Conjunta de Peritos anual é uma plataforma global fundamental para o envolvimento operacional, que reúne peritos de toda a Rede Global do GAFI para partilhar conhecimentos práticos, estratégias inovadoras e práticas de ponta no combate às ameaças em evolução do branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo, financiamento da proliferação e crimes financeiros relacionados. A JEM desempenha um papel fundamental na orientação do trabalho do GAFI, baseando-se nas experiências dos profissionais que estão na vanguarda. Reforça a eficácia da resposta coletiva da Rede Global às tipologias e riscos emergentes, ao mesmo tempo que promove a colaboração e a consistência na implementação das normas LBC/CFT em todo o mundo.

A JEM 2025 foi concebido para alcançar objetivos que se alinham com as metas mais amplas de melhorar a cooperação global e reforçar a eficácia dos esforços de LBC/CFT em toda a Rede Global do GAFI e nos Estados-Membros do GIABA, entre os quais se incluem: melhorar a compreensão das tipologias emergentes de branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e financiamento da proliferação e das ameaças de crimes financeiros; reforçar a colaboração regional e global no combate ao BC/FT/FP e crimes financeiros relacionados; fomentar parcerias estratégicas entre as principais partes interessadas; promover a aprendizagem mútua e o intercâmbio de boas práticas; fornecer contributos operacionais para apoiar os programas de trabalho do GAFI e do GIABA; iniciar um envolvimento estruturado entre o setor privado e a Rede Global do GAFI, com foco nos riscos específicos da região e nas questões emergentes; e identificar oportunidades de assistência técnica e capacitação.

Estão previstos cerca de 250 delegados, incluindo peritos de renome dos países membros do GAFI, vários organismos regionais do tipo GAFI (FSRBs), organizações internacionais e partes interessadas selecionadas do setor privado.

No final da Reunião Conjunta de Peritos, esperam-se vários resultados importantes que contribuirão para os esforços globais e regionais no combate ao crime financeiro, reforçando ao mesmo tempo as prioridades estratégicas do GAFI e do GIABA. Estas incluem: informações operacionais e contributos para informar e moldar os programas de trabalho do GAFI e do GIABA; cooperação regional e global reforçada; melhor compreensão dos riscos e tipologias emergentes de BC/FT/FP; identificação de boas práticas e desafios comuns; quadro de envolvimento mais forte entre os setores público e privado; oportunidades para assistência técnica direcionada e capacitação; e criação de redes entre profissionais de LBC/CFT.

Recent