O Grupo Intergovernamental de Ação contra o Branqueamento de Capitais na África Ocidental (GIABA) organiza, de 24 a 26 de junho de 2025, em Lagos, Nigéria, um seminário regional de sensibilização para atores das Organizações da Sociedade Civil (OSC) sobre os "Requisitos de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo (LBC/FT)".
Os objetivos deste seminário são, entre outros, de promover uma relação com as organizações da sociedade civil (OSC) envolvidas na luta contra esses flagelos, incentivá-las a realizar campanhas de sensibilização para influenciar a implementação efetiva das medidas de LBC/FT, utilizando a sua plataforma de divulgação; publicação e partilha de informação sobre o GIABA e a LBC/FT; envolver de forma eficaz as OSC na luta contra esses flagelos, etc.
A luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo (LBC/FT) exige, mais do que nunca, a participação de todas as partes interessadas. De facto, desde 2011, a GIABA tem dado um lugar de destaque nos seus eixos estratégicos devido à promoção de parcerias estratégicas com o setor privado, a sociedade civil e outros atores fundamentais. Por conseguinte, é crucial reforçar a sensibilização das OSC para o BC/FT e as infrações subjacentes, com vista à adoção das melhores práticas em matéria de LBC/FT.
Este seminário irá sensibilizar o público, exercer uma pressão eficaz e sustentável; impulsionadores essenciais para amplificar os esforços já feitos pelo GIABA a nível regional e nacional. Com experiência em estratégia de persuasão e confiando na sua missão de acompanhamento dos cidadãos, as OSC devem definir o contributo específico para superar a ameaça do BC e a emergência do FT. Num ambiente em que os líderes políticos e os decisores políticos precisam de ser sensibilizados e envolvidos na luta contra o BC/FT, a sociedade civil é a espinha dorsal para defender e promover a mudança.
Em suma, os intervenientes das OSC serão sensibilizados sobre os efeitos nocivos do BC/FT; terão uma melhor compreensão das missões do GIABA com vista à sua maior participação no processo de advocacia junto aos decisores.
A reunião das OSC será facilitada pelo Secretariado do GIABA e por outros peritos.