O Grupo Intergovernamental de Ação contra o Branqueamento de Dinheiro na África Ocidental (GIABA) organiza a 11ª Edição de Portas Abertas no dia 23 de janeiro de 2019, na “Maison de la Presse - Casa da Imprensa - em Dakar, República do Senegal. O evento que incidirá sobre ‘O papel dos jovens na prevenção e combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo (LBC/CFT)’ reunirá 300 participantes, incluindo estudantes de várias universidades, institutos e escolas superiores, agentes do sistema de ensino e formação profissional, dos setores público e privado, bem como representantes da sociedade civil e da imprensa.
Na tentativa de garantir a implementação eficiente das medidas de LBC/CFT nos seus países membros, o GIABA identificou os jovens como um segmento importante na luta contra o branqueamento de capitais e a corrupção, já que vários relatórios têm destacado o elevado grau de vulnerabilidade desse segmento da população ao branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e crimes conexos.
Como parte das actividades incluídas nos programas de informação e sensibilização da Instituição destinados às partes intervenientes, os dias de Portas Abertas têm por objetivo popularizar o GIABA através da sua missão, mandato e actividades, melhorar a compreensão sobre as consequências, bem como a abordagem nacional, regional e internacional de LBC/CFT, mobilizar e sensibilizar os jovens contra o BC/FT e seus crimes conexos e, por fim, instá-los a realizar ações de advocacia através da disseminação de mensagens de LBC/CFT entre seus pares e os formuladores de políticas.
No seu plano estratégico 2016-2020, o GIABA identificou vários desafios, incluindo a falta de conhecimento sobre LBC/CFT em alguns estratos sociais, e a baixa capacidade de prevenir as atividades de BC/FT para as quais os riscos foram identificados e avaliados. A estratégia de comunicação do GIABA também sublinhou a necessidade de melhorar a sua eficácia através do reforço do nível de conhecimento das partes intervenientes, promovendo a compreensão dos conceitos relacionados e apoiando os principais intervenientes na LBC/CFT.
Assim, a 11ª edição irá abordar vários tópicos associados ao BC/FT e as suas consequências no desenvolvimento socioeconómico dos Estados membros da CEDEAO, bem como o papel e as realizações do GIABA na LBC/CFT na África Ocidental. As apresentações também irão abordar a questão da criminalidade financeira entre os jovens, a força dos jovens e a sua contribuição para a luta contra o branqueamento de capitais na África Ocidental.
O resultado esperado com a realização do Dia de Portas Abertas é a criação de uma aliança de jovens que estejam organizados e fortemente sensibilizados sobre as medidas de LBC/CFT, uma proporção maior de jovens bem conscientes das consequências do BC/FT e empenhados na disseminação de mensagens relacionadas com a LBC/CFT entre os seus pares, bem como uma colaboração mais estreita com outras partes intervenientes na busca de soluções sustentáveis relativamente ao envolvimento de grupos vulneráveis em crimes económicos e financeiros na África Ocidental.
De lembrar que a 10º sessão de Portas Abertas do GIABA foi realizada em 2016 em Abidjan, República da Côte d’Ivoire, e ajudou a mobilizar a juventude ivoirense em torno de questões associadas à LBC/CFT.