Press Release

GIABA ORGANIZA SEMINÁRIO PARA REPRESENTANTES RESIDENTES DA CEDEAO

O Grupo Intergovernamental de Ação contra o Branqueamento de Capitais na África Ocidental (GIABA) está a organizar um seminário de dois dias para os Representantes Residentes da CEDEAO de todos os Estados-Membros, de 17 a 18 de julho de 2025, em Accra, Ghana.

O objetivo do seminário é dotar os Representantes Residentes dos conhecimentos, estratégias e redes necessários para se tornarem atores proativos na promoção de reformas LBC/FT, apoiando processos de avaliação mútua, facilitando a cooperação técnica e reforçando os quadros nacionais LBC/FT na região.

Além disso, o seminário visa construir alianças estratégicas para a implementação e acompanhamento eficazes das Normas do GAFI e identificar ações práticas que os Representantes Residentes podem empreender para promover reformas LBC/FT e a colaboração das partes interessadas nos seus respetivos países.

 

Para além disso, o seminário contribuirá significativamente para melhorar o conhecimento sobre os quadros internacionais, regionais e nacionais de LBC/FT/FP e o mandato do GIABA. Também identificará ações práticas que os Representantes Residentes podem empreender para promover reformas LBC/FT e a colaboração das partes interessadas nos seus respetivos países.

 

Os temas a serem abordados durante o seminário incluem: uma visão geral dos mandatos do GIABA, questões conceptuais e os impactos adversos do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo e da proliferação na África Ocidental, visão geral das Normas do GAFI (Recomendações e Notas Interpretativas), os resultados da 2.ª Ronda de Avaliação Mútua e o Calendário da 3.ª Ronda de Avaliação Mútua do GIABA e o papel dos representantes residentes na promoção do mandato do GIABA nos Estados-Membros da CEDEAO, entre outros.

 

No final do seminário, esperavam-se os seguintes resultados:

Ø  maior sensibilização dos Representantes Residentes da CEDEAO sobre o seu papel estratégico no apoio à implementação da LBC/FT.

Ø  melhoria da coordenação entre o GIABA e os representantes residentes da CEDEAO.

Ø  identificação dos desafios específicos de cada país e da região, e recomendações práticas para uma melhor promoção da LBC/FT.

Ø  cooperação no sentido de um compromisso reforçado de apoio às reformas nacionais e à mobilização de recursos, em conformidade com os objetivos do GIABA.

 

O GIABA continua a envolver as partes interessadas de todos os níveis da sociedade na luta contra o branqueamento de capitais, o financiamento do terrorismo e da proliferação.

Recent