O GIABA SENSIBILIZA OS MEMBROS DO COMITÉ DE ADMINISTRAÇÃO
E FINANÇAS DA CEDEAO SOBRE A CONFORMIDADE COM A LBC/FT/FP
O Grupo Intergovernamental de Ação contra o Branqueamento de Dinheiro em África Ocidental (GIABA) organiza, de 15 a 16 de setembro de 2025, em Lomé, no Togo, um seminário de sensibilização sobre a conformidade da luta contra o branqueamento de capitais, o financiamento do terrorismo e o financiamento da proliferação (LBC/FT/FP) destinado aos membros do Comité de Administração e Finanças (CAF) da CEDEAO.
Este encontro visa, entre outros objetivos, reforçar a compreensão estratégica dos membros do CAF sobre o mandato operacional, as realizações e as necessidades financeiras do GIABA, particularmente no contexto das restrições orçamentais que afetam atualmente as instituições da CEDEAO; aprofundar a sensibilização para as ameaças de LBC/FT/FP e as obrigações de conformidade nos quadros nacionais, regionais e internacionais; destacar o papel essencial dos membros do CAF na sustentabilidade financeira do GIABA; suscitar um forte apoio ao aumento dos recursos do GIABA no ciclo orçamental de 2026 e além; promover uma defesa de alto nível e um compromisso político a favor do financiamento sustentável dos programas de assistência técnica, avaliação mútua e reforço das capacidades do GIABA, etc.
Em 2023 e 2024, a sub-região enfrentou várias crises e desafios. Esses fatores resultaram na diminuição das fontes de receitas, atrasos nas contribuições comunitárias e redução do orçamento atribuído a cada instituição da comunidade, incluindo o GIABA. Esta situação teve um impacto profundo na implementação das atividades do GIABA. É por isso que se realiza este encontro, para reforçar a compreensão dos membros do CAF sobre as subtilezas, as metodologias e a dinâmica operacional do GIABA. O encontro pretende ser um fórum para o Sr. Edwin W. HARRIS Jr., Diretor-Geral do GIABA, apresentar os elementos indispensáveis para o aumento do orçamento da sua instituição, em conformidade com a sua missão de promover reformas em matéria de LBC/FT/FP, facilitar os processos de avaliação mútua, prestar assistência técnica e reforçar os quadros nacionais de LBC/FT.
No final da reunião, espera-se um compromisso claro do Comité em apoiar de forma sustentável as dotações orçamentais do GIABA; um reconhecimento reforçado da influência do CAF na mobilização de contribuições financeiras oportunas dos Estados-Membros e o alinhamento das prioridades orçamentais da CEDEAO com os imperativos de segurança regional; um reforço da colaboração institucional entre o GIABA e o CAF para um compromisso sustentado, um planeamento financeiro e um acompanhamento das principais iniciativas de luta contra os crimes económicos e financeiros, etc.
Os principais temas incidirão sobre a compreensão do ambiente de ameaças e realidades regionais, o reforço da implementação e da mobilização regional, etc.